O erro odontológico pode envolver queda ou quebra de dente, problemas com implantes dentários, piora na estética, atraso no atendimento ou falta de explicações sobre procedimentos.
O erro odontológico é a condutada um profissional de odontologia que resulta em dano a saúde do seu paciente, com base em três fatores.
NEGLIGENCIA: quando algo deixou de ser feito.
IMPRUDÊNCIA: conduta errada, isto são diferentes do que seria necessário para o caso.
IMPERÍCIA: profissional que agiu sem consentimento técnico ou preparo necessário.
Procedimento odontológico equivocado
neste caso, o dentista usou uma técnica ou um material errado durante um tratamento que resultou um dano para o procedimento. Deste modo, o consumidor foi prejudicado e pode entrar com uma ação buscando indenizado.
Procedimento que não atingiu o resultado esperado.
São processos estéticos como implantes de dentes, erros cabíveis de indenização.
Tipos de indenização em erro odontológico.
Após entrar com uma ação de produção antecipada de provas, caso o erro seja comprovado, o próximo passo é iniciar a ação judicial que pode ocorrer de três maneiras.
Dano moral.
Ocorre quando o dano se relaciona ao sofrimento individual em seu ânimo psíquico por conta das consequências do erro odontológico. Assim a ação do profissional que resultou em aflição psicológica afetando a saúde e imagem do paciente, podendo ainda, necessitar de tratamento.
Dano material.
Devolução dos valores gasto com o tratamento que resultou em erros.
Dano estético.
Devolução dos valores pagos para a realização de um procedimento inadequado e pelo custeio de um novo tratamento para correção.
DOCUMENTOS
NECESSÁRIOS ERRO ODONTOLÓGICO.
1.
Cópia
do prontuário de atendimento do TCO (Termo de Consentimento Informado) e do
contrato de prestação de serviço odontológico com o dentista ou clínica
odontológica.
2.
Cópia
do contrato de prestação de serviço odontológico e dos comprovantes de
pagamentos.
3.
Comprovantes
de gastos que o paciente teve com a correção do problema de houver.
4.
Cópia
dos documentos que assinou.
5.
Cópia
de todos os laudos e exames relacionados ao tratamento
6.
Orçamento
em casos que o paciente já tenha procurado outro profissional para realizar um
procedimento de reparo.
7.
Documentos
pessoais de identificação, comprovante de residência, comprovante de renda.
8.
Conversas
trocadas com o profissional sobre o problema.
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